Texto de Daniela Medeiros

Translation by Roberta Moretti Avery

O fim de semana em Brasília ficou marcado pela disputa do 3° campeonato Brasileiro Feminino de Cricket .

O dia amanheceu frio, mas logo foi esquentando com a chegada da Seleção de Poços de Caldas na Capital do Brasil. O esporte disputado é o Cricket, que para muitos tem gosto de infância, de quando se jogava a sua versão simplificada, que é o Bete ou Taco, nas ruas da cidade.

Atletas, familiares, amigos, apreciadores do esporte e curiosos garantiram presença no Clube Nipo que foi preparado pelas anfitriãs “Brasília Cricket Ladies” para receber a equipe de Poços de Caldas- Pandas.

Os jogos foram iniciados no sábado, 23, logo pela manhã. A equipe de Brasília abriu o placar em 121 x65. As atletas Ana Vicentin e Silvia Alves se destacaram por sua expressiva pontuação, 49 e 40 pontos, respectivamente.

As equipes masculinas, estavam escaladas para realizar seus jogos nos intervalos dos jogos femininos, a Taça da Amizade, era o troféu que buscavam. Os homens ficaram de espectadores, pois esse final de semana foi dominado pelas mulheres

O domingo estava convidativo, mais dois jogos femininos foram realizados dando à Brasília o título de Tri Campeã Brasileira, tendo a liderança do placar no segundo (77×65) e terceiro jogo (47×35). A equipe “Pandas” trouxe para o campeonato muita técnica e disciplina, mostrando a evolução de um grupo que busca herdar o legado do Cricket. As habilidades de aprendizagem rápida e boa execução é uma forte característica do time que traz em sua maioria, atletas entre 13 a 29 anos.

Premiações individuais estamparam o desempenho de atletas que somaram bons resultados ao coletivo. Nany(DF)- Best Player, 6 wickets  em  8 overs, Silvia Alves (DF)-MVP, Alice(MG) -Best fielder, Ana Vicentin (DF)-Best Batsman,  Jeannete (Capitã Do Chile) – Spirit of Cricket.

As capitãs Erika Reinehr , Roberta Moretty e os técnicos Rudyard Hartman e Matt Featherstone mantiveram o espírito desportivo, garantindo clima amistoso e de muito aprendizado durante todo o campeonato, demonstrando o forte empenho para a ampliação e propagação do esporte no Brasil.

O evento foi um sucesso e um ganho para o Cricket e seus praticantes.