Vitória Cricket Club dá os primeiros passos e precisa de integrantes. Saiba mais sobre o esporte, que parece com brincadeira brasileira

Bola, taco e o alvo a ser protegido. Se você é daqueles que costumava brincar com os amigos na rua, o cricket pode lhe parecer familiar. Nascido na Inglaterra, e segundo esporte mais popular do mundo – atrás apenas do futebol -, o jogo lembra uma antiga brincadeira de criança: o tacobol, bete-ombro ou bets. Mas apesar das semelahanças iniciais e da popularidade que tem no mundo, esse “jogo de gringo” ainda é novidade para os capixabas.

Apaixonados pelo esporte que praticam desde criança, os ingleses Mark Thompson, de 47 anos,e Terry Whitty, 38 anos, decidiram introduzir o cricket no Espírito Santo. O Vitória Cricket Club dá os seus primeiros passos, ainda precisa de reforços, mas o time já tem até escudo pronto e planeja disputar o campeonato brasileiro em outubro.

“Nós jogamos cricket desde criança. E a gente jogava de forma parecida com o que se joga aqui com o nome de jogo de bets. Era na rua, com paus para improvisar. O cricket surgiu na Inglaterra no século XVI, em uma forma bem primitiva. As competições internacionais começaram no século XIX e hoje é o segundo esporte mais jogado no mundo. O cricket está começando aqui no Espírito Santo. Mas no Brasil já tem times em São Paulo, Rio De Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus e Poços de Caldas. Vai ter campeonato nacional em outubro, e nós vamos competir”, diz Mark.

No Vitória Cricket os capixabas dividem espaço com os “gringos”, e o inglês é a língua predominante na hora do jogo. Ainda assim, o esporte não tem grandes restrições e pode ser praticado por pessoas de todos os tipos.

“Eu amo cricket. Nosso time tem gente da Inglaterra, Dinamarca e África do Sul, mas também tem capixabas, gente de mais idade, crianças e meninas. Qualquer um pode jogar, independente de idade, sexo, tipo físico. A gente precisa de mais pessoas para o time. Já estamos quase fechando o time masculino titular que vai competir no Rio em outubro, e queremos montar um time feminino também. Para jogar cricket precisa chegar aqui com um sorriso e se divertir”, convida.

O Jogo

Um jogo de cricket é disputado com dois times, compostos por 11 jogadores cada um. Os duelos envolvem dois rebatedores contra nove jogadores de defesa, e em geral as partidas duram cerca de três horas. O jogo tem 20 pequenos tempos (overs) de seis arremessos cada um.

“Há três formas de jogar cricket. A forma mais popular é com 20 overs, que é uma sequência de seis arremessos, repetida por 20 vezes. Ao final das 20 unidades de seis bolinhas rebatidas, inverte os times e as funções. Quem estava rebatendo vai defender. O objetivo é sempre eliminar o time que está batendo. Um jogo normal dura entre duas e três horas. Mas tem um tipo de jogo que dura o dia inteiro, e um jogo teste que dura cinco dias. Esse de cinco dias não tem um limite de overs”, explica Terry.

A partida é disputada em um campo de grama de dimensão oval, e atrás do rebatedor há uma espécie de tripé, que funciona como alvo: o stump. Uma das funções do rebatedor é proteger o stump, para que o alvo não seja atingido e o jogador eliminado. Além disso, uma bola rebatida para longe dá ao jogador a chance de correr entre um lado e outro do campo e marcar pontos, enquanto a bolinha está no ar. Cada corrida completa vale um ponto.

“Tem que bater a bola com o taco e usar a força para queela possa ir o mais longe possível. Se a bolinha correr pelo chão e atingir o limite do campo são quatro pontos, se ela voar alto e for para fora do campo, são seis pontos. Mas o jogador também pode ter uma oportunidade para correr e marcar mais pontos. Ganha quem fizer mais pontos”, completa.

Do outro lado do campo, próximo a outro stump está o lançador. E ao redor do campo, nove jogadores de defesa tentam impedir as corridas do rebatedor, para que ele não marque pontos. Em competições oficiais, as partidas são diputadas com bolinhas pesada. Para evitar acidentes, os jogadores usam capacete, proteção para as pernas, braços, mãos e até para a região íntima.

“São dois times: um que bate e outro que fica no campo. O time que está batendo vai ter sempre dois jogadores em campo. O batedor tem que defender os stumps para não ser eliminado. Além disso ele tem que mandar a bola para longe para ganhar a chance de correr. Enquanto isso o outro time tenta recuperar a bola e impedir a corrida, para o rebatedor não marque os pontos”, eclarece Mark.

A primeira vista o jogo parece complicado, mas a diversão é garantida. Os que quiserem aprender a jogar podem procurar o Vitória Cricket. O time possui uma página nop facebook e se reune aos domingos, às 14h30, na Pedra da Cebola, em Vitória.

Pontuação

Corrida entre um stump e outro = 1 ponto

A bola rebatida atinge o limite do campo = 6 pontos

A bola rebatida toca uma vez ao chão e atinge o limite do campo = 4 pontos