Artigo de Paulo Vitor de Campos

pvc.mantiqueira@gmail.com pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas é a cidade que está alavancando o cricket no cenário nacional. Ela conta com atletas nas principais seleções do Brasil e os títulos no continente se multiplicam todo ano. Todas estas conquistas são graças aos projetos desenvolvidos na cidade.

Praticamente em todos os cantos de Poços de Caldas tem uma criança, um adolescente ligado a esse esporte nascido na Inglaterra. O projeto desenvolvido pelo professor Matt Featherstone é sucesso absoluto. Com tantos praticantes, a grande parte iniciante, surgiu um problema a ser resolvido, como ter material suficiente para atender todo mundo. Problema que está sendo resolvido com a criação de uma fábrica de tacos na cidade. Será a primeira em toda a América. Se antes o material tinha que ser importado da Europa, agora ele será encontrado aqui mesmo, pertinho dos jovens praticantes da modalidade.

“A gente precisava muito desta autonomia na fabricação destes tacos. Até agora os tacos eram buscados fora do Brasil e agora conseguimos fabricá-los aqui mesmo. Conseguimos uma parceria com Luiz Roberto Francisco e já temos vários tacos prontos que ainda estão em fase de testes. Certamente é mais um grande passo para o cricket de Poços de Caldas e das Américas”, disse Matt.

Segundo o professor, os tacos fabricados em Poços de Caldas serão usados apenas pelos iniciantes nos projetos sociais, mas a ideia é que Poços tenha autonomia em fabricar tacos até mesmo para os atletas de alto nível. Além disso, os tacos que estão sendo fabricados em Poços serão usados em cidades da região, como São João e Aguaí.

“O marceneiro é um artista. O senhor Luiz faz os tacos à mão. Ele pega a madeira bruta, faz o taco no peso que precisamos e estamos muito satisfeitos com este trabalho”, falou Matt.

Segundo ele, ainda está sendo estudado o tipo correto de madeira para a fabricação dos tacos e a previsão é que a produção para valer comece em um mês.

“Estamos testando três tipos de madeira, infelizmente a pandemia está atrapalhando um pouco os testes, mas em breve chegaremos no material adequado para a produção dos tacos”, completou.

30 mil jogadores

A produção dos tacos em Poços de Caldas vem num momento de grande crescimento da modalidade na cidade. Segundo estimativa de Matt, em 2021 a cidade e região atingirão a marca de trinta mil praticantes e com isto será preciso de muito taco para atender a demanda.

“Produzindo estes tacos na nossa casa facilita muito. Seremos os primeiros nas Américas a produzir seus próprios tacos, o que nos orgulha muito”, disse Matt.

Royal Bats, este é o nome da fábrica de tacos nascida em Poços de Caldas. “Pensamos em vários nomes, mas gostamos deste”, completou Matt, que ressaltou que são três tipos de tacos que foram batizados em homenagem aos professores Felipe, Matt e Avery.abrir loja