Artigo de Paulo Vitor Campos –Esporte Poços

A Seleção Brasileira Feminina de Cricket segue sua preparação para as competições de 2021. Os trabalhos estão sendo feitos no Centro de Treinamento localizado no Country Club. A cada dia novos e importantes integrantes se unem ao grupo, que assim fica bastante fortalecido para os desafios que estão por vir. A nova aquisição é um coaching mental.

O profissional que chega é dos mais qualificados. Matheus Louro Neto é ex-nadador que já defendeu a seleção brasileira e tem uma grande história no esporte. Ele começou a nadar com apenas oito meses e foi profissional do esporte por 20 anos, tendo no currículo mais de 50 títulos brasileiros, muitos recordes batidos e diversas competições internacionais. Quando parou com a natação, Louro se especializou em coaching mental para alta performance e qualidade de vida, que consiste em uma variedade de técnicas e métodos derivados de várias disciplinas, como esportes competitivos, psicologia esportiva, mental training, mindfulness e a natureza humana. O objetivo do treinamento mental é aumentar o desempenho, a competência emocional, a competência social, as habilidades relacionadas ao alto desempenho, a resiliência geral, a autoestima, a força mental e a motivação do indivíduo.

“Quando parei de nadar comecei a refletir e percebi que durante as competições alguma coisa acontecia. Treinava muito e quando chegava a hora das competições as coisas não rolavam bem, bem diferente do que tinha treinado. Passei a estudar sobre o porquê disso acontecer, porque minha cabeça não funcionava tão bem quanto meu corpo e comecei a achar as respostas e passei a ajudar os atletas a enfrentarem estes problemas”, disse Louro.

Ele ajuda os atletas a entenderem o funcionamento da mente e com isso eles conseguem um controle maior das emoções na hora das competições. “Hoje existem vários leões de treinos. O cara treina muito bem, mas na hora do campeonato o desempenho despenca. É pura cabeça e dá para controlar isto”, falou. Este trabalho começou a ser feito com as meninas do cricket. Matheus está acompanhando os treinos, conversando bastante com o grupo e destaca o potencial do grupo para superar qualquer adversidade.

“Aqui em Poços de Caldas temos uma seleção brasileira com um potencial enorme. Já representei o Brasil algumas vezes e sei da importância disso. Não é a representação de uma cidade, um time, mas sim uma nação e quanto mais elas entenderem isto, quanto mais tiverem a mentalidade da importância de jogar numa seleção, mais vão conseguir jogar melhor”, disse ele.

Louro ressalta que depois do trabalho que realiza com o time as meninas vão entender melhor o que é viajar com a seleção, como é vestir a camisa amarela, escutar o Hino Nacional e vão estar bem mais preparadas para os desafios. “Representar o seu país é uma das coisas mais gratificantes do esporte. Durante o treino a gente costuma falar que 10% é cabeça e o resto é físico, mas na hora da competição isto inverte e uma cabeça boa faz uma grande diferença”, finalizou Neto.

Eventos

O final de semana foi de eventos importantes para a seleção, todos acompanhados de perto por Louro. No Centro de Treinamento do Country Club aconteceu treinamentos especiais e domingo um jogo amistoso foi realizado no campo da zona sul. A parte teórica foi realizada pelo coaching mental na Caldense. Matt Featherstone destaca a importância do trabalho do coaching mental.

“O Matheus é um grande profissional que passa a fazer parte de nossa equipe e vai estar frequentemente conosco. Sabemos a importância da parte mental para o esporte e para nossas meninas do cricket”, disse Matt.

A seleção brasileira vai disputar quatro importantes campeonatos em 2021. Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Rio de Janeiro serão palcos dos jogos do Brasil. “Estamos buscando técnicas novas com a vinda do Matheus e estas técnicas serão usadas nestes campeonatos. Precisamos fortalecer a parte mental, pois a cabeça tem que estar no lugar certo na hora de um campeonato importante”, falou Matt.meuip