Artigo de UNIFAE / Cricket Brasil

O inglês Matthew Featherstone, técnico da seleção brasileira de cricket, esteve na UNIFAE na manhã desta sexta-feira (29), quando participou de uma reunião com integrantes da reitoria e presenteou a instituição com uma camisa oficial da equipe. Na oportunidade, também foram discutidos novos projetos conjuntos, com objetivo de fomentar a educação por meio do esporte.

O time, que conta com jogadores/jogadoras que estudam na UNIFAE, realiza inúmeros trabalhos sociais. Um dos mais relevantes, antes da pandemia do novo coronavírus, ocorria em Poços de Caldas – MG, onde cerca de 4,500 crianças tinham acesso ao esporte, que é o segundo mais praticado no mundo.

Para a reitora em exercício da UNIFAE, Profa. Dra. Anita Bellotto Leme Nagib, é de extrema importância o Centro Universitário estar engajado em parcerias com entidades que realizam esse tipo de trabalho. “O impacto social é a grande missão da universidade. Não queremos apenas gerar o conhecimento, mas também queremos transformar a vida de crianças e adolescentes por meio do esporte”, destaca.

Dr. Eduardo Garcia – Além do projeto com a UNIFAE, o Cricket Brasil conta com a importante parceria com Dr. Eduardo Garcia, especializado em Ortopedia e Medicina Regenerativa em Poços de Caldas. O Dr. Eduardo acompanha os atletas e corpo técnico da Seleção Brasileira de Cricket desde 2019 e é um importante aliado no desenvolvimento do nosso alto rendimento.

O ESPORTE – Cricket is a sport that uses ball and clubs, in which 11 athletes play on each side. The main movements take place in a rectangular strip of 20.1 meters in length, in the center of the field, where the ball (of cork and leather) can fly 150 km / h. It is thrown by the pitcher at the opponent’s target (three sticks stuck in the ground, called “stumps”, whose set is known as “wicket”, defended by the hitter.

However, despite the complex terms, sport is more common in Brazil than people realize, as explained by the coordinator of Physical Education at UNIFAE, Prof. Me. Cássio Almeida. “It is inserted in Brazilian culture with other names, like ‘bets’ and ‘taco’, so many people have already practiced this sport without knowing it,” he said.